A chegada do Coronavírus no Brasil mudou rapidamente a rotina da população, mesmo daqueles que não podem trabalhar de casa. Fechamento de fronteiras, cancelamento das aulas, shopping e comércios fechados, distância de um metro e meio entre as pessoas, isolamento social, uso de máscara. São algumas das mudanças que a pandemia causou no Brasil e no mundo inteiro.
Em tempos de pandemia, especialistas afirmam a importância de manter a imunidade alta pois favorece uma redução dos sintomas e ajuda no processo de recuperação do organismo.No entanto, a ampliação das defesas do corpo deve ser adotada diariamente, não apenas durante a proliferação de uma doença, para que a longo prazo sejam efetivas.
Embora a expectativa de vida tenha aumentado consideravelmente, o envelhecimento traz consigo alterações fisiológicas e corporais que limitam o indivíduo e afetam sua qualidade de vida.
A saúde das articulações tem relação direta com a promoção da qualidade de vida dos pacientes, principalmente por garantir mobilidade e efetividade na realização de tarefas do cotidiano. Doenças articulares, desgaste físico causado pelo envelhecimento e lesões decorrentes de prática esportiva exacerbada e intensa são os principais fatores associados à degeneração das articulações.