Novembro azul: Tudo que você precisa saber sobre a prevenção contra o câncer de próstata
Segundo o Ministério da Saúde, o Novembro Azul foi criado com o objetivo de promover uma mudança de padrão em relação à ida do homem ao serviço de saúde.
Mesmo que a campanha aborde todos os cuidados envolvidos com a saúde masculina, o principal foco é a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre homens, principalmente os da terceira idade. Segundo o INCA, 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.
Nesse artigo falaremos sobre quais cuidados você pode ter para se prevenir.
O que é o câncer de próstata
O câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e tendo uma alta taxa de mortalidade. No entanto, a maioria deles se desenvolvem de forma lenta.
Confira os principais fatores que podem desencadear essa doença:
- Idade avançada;
- Histórico familiar;
- Obesidade;
- Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio).
A seguir, confira os principais sintomas do câncer de próstata.
Sintomas do câncer de próstata
Durante a fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. A maioria dos homens não apresentam nenhum sintoma e quando apresentam, geralmente é a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite ou, até mesmo, a dificuldade de urinar.
Na fase avançada, os principais sintomas são:
- dor óssea
- sintomas urinários
- infecção generalizada
- insuficiência renal
Entretanto, vale ressaltar que o câncer de próstata pode ser prevenido e tratado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, pelo menos 90% dos tumores são curáveis.
Confira no próximo tópico como prevenir o câncer de próstata.
Como prevenir o câncer de próstata
Ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura e industrializados ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas.
Também é recomendado ter um estilo de vida mais saudável, praticando atividades físicas e evitando o consumo de álcool e tabaco.
Como é feita a detecção da doença
A detecção da doença pode ser feita por meio do toque retal e do exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA, que é o antígeno prostático específico.
A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, conforme orientação médica.