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Vitaminas essenciais para o equilíbrio nutricional

As vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois elas participam de processos celulares relacionados ao metabolismo energético, defesa antioxidante, resposta imune, reparação, crescimento tecidual e muscular e saúde óssea. Nós separamos algumas vitaminas essenciais para o equilíbrio nutricional. Confira!

Vitamina A

Conhecida também como retinol, o nutriente é uma vitamina lipossolúvel essencial para a visão, pois ela é um componente dos pigmentos visuais. A cegueira noturna, caracterizada pela dificuldade em adaptar a visão ao escuro, é causada pela deficiência da vitamina A na alimentação. 

Além disso, ela atua na produção, crescimento e desenvolvimento das células vermelhas do sangue (as hemoglobinas), sua falta pode deixar o organismo mais vulnerável às infecções por bactérias, vírus e parasitas. 

Ela apresenta duas categorias: a de origem animal é encontrada em produtos como fígado, leite e derivados, ovo (gema) e peixe. Já a vegetal está presente no azeite de dendê, frutas e vegetais amarelos e laranjas (batata doce, abóbora, cenoura, manga), além das folhas verdes escuras (alfafa, folhas de mostarda, bertalha, couve, brócolis, escarola, espinafre).

Vitamina C

Ela é fundamental para o organismo, pois é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo. Além disso, é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres (moléculas produzidas quando o corpo é exposto à poluição ou cigarro).

A falta desta vitamina pode ocasionar problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas e má cicatrização. Também pode provocar cansaço e comprometer o humor nos casos mais graves, histeria e depressão. 

Suas fontes naturais de alimentos estão na acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, laranja, limão, mamão, fruta do conde, brócolis, pimentão, pimenta vermelha, couve, couve-flor, espinafre, ervilha, repolho, salsinha, alface, tomate, cenoura, mandioca e batata. 

Vitamina D

Ela é uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através da luz solar e de fontes dietéticas. Sendo assim, para garantir um bom nível de vitamina D no seu corpo e ter ossos saudáveis, a dica é bem simples: tome sol (por no máximo 30 minutos sem proteção), pratique atividades físicas e coma alimentos ricos em vitamina D.

Porém, são poucos alimentos que possuem essa vitamina. Alguns deles são: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como arenque, salmão, cavala e, em menor quantidade, sardinha e atum.

Zinco

É um mineral muito importante para a manutenção da saúde porque ele participa em mais de 300 reações químicas do corpo. Portanto, quando está em pouca quantidade no organismo, pode causar várias alterações, especialmente no sistema imune e na produção de hormônios.

Os principais alimentos fontes de zinco são de origem animal como ostra, camarão, e as carnes de vaca, frango, peixe e fígado. Gérmen de trigo, grãos integrais, cereais, castanhas, tubérculos e legumes são ricos em zinco. 

Senivit para reposição de vitaminas

Às vezes não é suficiente ter uma alimentação saudável para garantir todas essas vitaminas no nosso organismo, e por isso se faz necessária a reposição através do suplementação auxiliar  para repor esses elementos. 

O Senivit é um multivitamínico contendo  100% das necessidades diárias recomendadas de ingestão de vitaminas e dos principais minerais. além de conter  zeaxantina e luteína que exercem a função direta na prevenção da degeneração macular e do cristalino. Age também de forma positiva na cognição.

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