Frete Grátis nas compras acima de R$300*

Uso de nutracêutico no tratamento da queda capilar e do enfraquecimento das unhas

O padrão de crescimento de cabelos e unhas pode variar de acordo com características nutricionais e genéticas, embora queixas sobre queda capilar e enfraquecimento das unhas são frequentemente levadas pelos pacientes ao consultório.

Com relação à queda do cabelo, inúmeras causas podem relacionar-se a esse distúrbio, sendo o eflúvio telógeno (ET) um dos fatores mais comuns. O ET se caracteriza por um desequilíbrio no ciclo capilar, que precipita a passagem de uma grande quantidade de fios da fase anágena para a fase telógena, resultando em um desprendimento exacerbado de fios ao mesmo tempo. Outro problema muito recorrente no consultório é a síndrome das unhas frágeis (SUF), uma anormalidade heterogênea responsável pelo enfraquecimento da lâmina ungueal e que afeta 20% da população.

A abordagem conjunta do ET e da SUF, normalmente, consiste em uma estratégia interessante para o manejo dos sintomas, com obtenção de resultados positivos ao paciente. Nesse sentido, o estudo clínico, prospectivo, aberto e unicêntrico, de Schalka et al. (2018), teve por objetivo avaliar os efeitos da utilização de um nutracêutico no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas. Foram recrutadas 62 voluntárias orientadas a ingerir, diariamente, uma cápsula de nutracêutico composto de vitaminas A, do complexo B, C e E e minerais como ferro, magnésio, selênio e zinco, durante 90 dias.

Após avaliação clínica, fototricograma (avaliação por imagem dos fios capilares) e da descamação ungueal, os resultados obtidos mostraram que o nutracêutico foi capaz de reduzir estatisticamente o percentual de fios telógenos (31,56%, p < 0,05), ao passo que aumentou o percentual de fios anágenos. Quanto à SUF, embora não estatisticamente significante, o composto apontou para uma redução em 36,63% da descamação das unhas.

O estudo concluiu, portanto, que a elaboração de nutracêutico com a associação de vitaminas e minerais específicos foi capaz de ajudar no tratamento do eflúvio telógeno crônico associado à síndrome das unhas fracas, podendo funcionar como opção terapêutica eficiente.

Referência

SCHALKA, S. et al. Composto nutracêutico no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 10, n. 1, p. 55-60, jan. 2018.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados