Frete Grátis nas compras acima de R$300*

Suplementação com BCAA na prevenção da dor muscular pós-exercício!

 

A dor muscular de início tardio (DOMS, em inglês) é caracterizada por um tipo de desconforto que ocorre entre 24 e 48 horas após o exercício, podendo variar desde uma ligeira sensibilidade e rigidez muscular até a restrição dos movimentos em função da dor.

Entre os principais tratamentos utilizados para amenizá-la está o uso de suplementos alimentares, sobretudo, de aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA. Além de agir na dor, estes também podem influenciar na síntese proteica e inibir o dano muscular pós-exercício. Partindo disso, supõe-se que o uso dos BCAA reduza o intervalo entre o treino e a realização do exercício, promovendo uma recuperação mais rápida nos indivíduos.

A revisão de Fedewa et al., 2019, teve por objetivo avaliar os efeitos da suplementação com BCAA sob a ocorrência de DOMS, seguido de exercício agudo. Ao todo, 93 indivíduos, pertencentes a cinco trabalhos científicos, foram inclusos na revisão, que incorporou estudos entre 2007 e 2013. Os resultados mostraram que, em 100% das intervenções analisadas, a suplementação com BCAA se mostrou capaz de reduzir DOMS, sendo os resultados mais expressivos aqueles obtidos 48 horas após o exercício físico.

Embora o BCAA seja, popularmente, utilizado com a finalidade de aumentar o desempenho no treino, não há evidências na literatura que comprovem esse benefício. Conforme observado no estudo, o suplemento pareceu melhorar a capacidade de recuperação muscular, reduzindo a incidência de DOMS. O mecanismo pelo qual isso ocorreu pode estar ligado à interação da leucina e do mTOR, na via de formação das proteínas musculares esqueléticas durante a fase de repouso; além de envolver, também, a atenuação da degradação proteica durante o exercício. A suplementação com leucina, logo após o treino de resistência, pode ter ajudado a sinalizar vias bioquímicas responsáveis por regular a síntese proteica e o crescimento celular. Ainda, ao ativar a sinalização do mTOR, pode ter contribuído para acelerar o processo de recuperação do músculo e, consequentemente, diminuir a incidência de DOMS.

O estudo de revisão mostrou os benefícios da suplementação com BCAA na ocorrência de DOMS e como estes impactam positivamente na taxa de recuperação muscular. Além dos efeitos em atletas e esportistas, é possível que idosos se beneficiem de futuros resultados no que tange à reabilitação e melhora de sua qualidade de vida.

Referência

FEDEWA, M.V. et al. Effect of branched-chain amino acid supplementation on muscle soreness following exercise: a meta-analysis. International Journal for Vitamin and Nutrition Research, abr. 2019.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados