Hidrolisado da caseína auxilia na qualidade do sono
A qualidade de vida e a manutenção da saúde dependem de hábitos diários equilibrados que envolvem alimentação, prática de exercícios físicos e descanso adequado. Os distúrbios do sono podem comprometer o equilíbrio corporal e desencadear fatores de risco para desenvolvimento de doenças metabólicas e neurodegenerativas.
A intervenção nutricional precoce é essencial na modulação efetiva do sono. Estudos demonstram que o consumo de lácteos pode contribuir para sustentação do sono, principalmente por conta da porção de caseína responsável por esse benefício. O hidrolisado alfa s1- caseína é uma proteína do leite com propriedades relatadas de alívio do estresse crônico.
Um recente estudo (2018) avaliou os efeitos da suplementação de hidrolisado de caseína na duração e qualidade do sono através de exames de eletroencefalografia e na expressão proteica de subunidades do receptor GABA A(α1, β1, γ3) no hipotálamo de camundongos.
Dentre os resultados encontrados, destacam-se que a utilização de hidrolisado de caseína em doses de 120 e 240mg/kg, pode aumentar a duração do sono em camundongos e reduzir o número de ciclos de sono-vigília. Além disso, os autores observaram elevação das densidades eletroencefalográficas de potência teta (θ), enquanto as densidades de potência alfa (α) foram reduzidas durante os ciclos de sono-vigília. Por fim, pode-se destacar que as expressões proteicas dos subtipos do receptor GABA A β 1 foram elevadas no hipotálamo dos animais, após a intervenção com hidrolisado de caseína. Todos esses resultados sugerem que a porção proteica do hidrolisado, através da modulação do receptor GABA A, pode ser eficaz no tratamento de distúrbios do sono e na redução dos níveis de estresse.
A suplementação com produtos clínicos que contenham essa fração proteica da caseína, com objetivo de modular o sono e a qualidade de vida, é uma estratégia eficiente que pode trazer resultados satisfatórios no cotidiano.
Referência
YAYEH, T. et al. Administration of Alphas1-Casein Hydrolysate Increases Sleep and Modulates GABAA Receptor Subunit Expression. Biomol Ther., v. 26, n. 3, p. 268-273, 2018.