Frete Grátis nas compras acima de R$300*

Como o Whey Protein contribui no tratamento da Sarcopenia

 

Chegar a terceira idade com qualidade de vida é o sonho de qualquer pessoa. Ter a capacidade de realizar atividades do dia a dia é fundamental para o bem-estar. No entanto, uma das principais ameaças para uma vida independente é a sarcopenia, que nada mais é do que a perda progressiva de massa muscular no corpo. O termo, derivado do grego sarx (carne) + penia (perda), geralmente é relacionado com as alterações fisiológicas e hormonais do envelhecimento. O sedentarismo, tabagismo e uma alimentação pobre em nutrientes também podem acelerar o processo.

Atualmente, diversos estudos mostraram a importância do Whey Protein, proteína isolada obtida do soro do leite, na prevenção da sarcopenia. Um deles, feito por pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, observou a eficácia da substância, associada ao treinamento resistido muscular de perna, na melhora da qualidade de vida relacionada à massa muscular. No teste, feito com 57 mulheres idosas, metade usou o Whey Protein e a outra metade um placebo. Após 12 semanas de estudos, foram observados os seguintes resultados:

  • Aumento da massa muscular da perna;
  • Aumento do torque de extensão do joelho e
  • Aumento da velocidade de caminhada

Os pesquisadores concluíram que a suplementação com Whey Protein associada à pratica de atividade física é eficaz na melhora da massa muscular, força e qualidade de vida em pacientes idosos.

Conheça o Whey Protein Isolate® com alto valor biológico clicando aqui!

Incidência de Sarcopenia no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros apresentam essa queixa a partir dos 60 anos de idade, passando de 46% após os 80 anos.

Infelizmente, é uma condição que afeta negativamente a qualidade de vida. Com o tempo, a pessoa começa a ter dificuldades em situações comuns do dia a dia, como subir escadas, pegar um objeto no chão, sentar e levantar, fazer caminhadas etc. Nos casos mais graves, a sarcopenia propicia um maior risco de quedas e hospitalizações, aumentando o risco de mortalidade em até 63 vezes, constatou um segundo estudo que acompanhou 839 idosos sarcopênicos ao longo de quatro anos, publicado em 2019 pela Faculdade de Medicina da USP.

Vale lembrar que a doença, mesmo sendo mais conhecida entre os idosos, também pode ser diagnosticada em pacientes oncológicos, pós-cirurgia bariátrica e com HIV positivo.

O Whey Protein Isolate, da HeathLine, contém 83% de proteína pura por porção (30g), devido ao seu processo de isolamento por microfiltração por fluxo cruzado (Cross Flow Microfiltration), que conserva a estrutura e funcionalidade biológica das proteínas. Possui eficácia clínica comprovada, apresentando em sua composição maiores concentrações de glicomacropeptídeos, lactoferrina e compostos bioativos disponíveis para consumo. Veja abaixo o perfil proteico do produto:

O produto, disponível nos sabores baunilha e chocolate, é isento de glúten, açúcar, lactose, corante e hormônios bovinos, além de qualquer ativo considerado doping. Ele pode ser consumido misturado na água gelada ou com a bebida de sua preferência. Consulte seu médico ou nutricionista e veja se você tem indicação!

 

Estudos citados: 

de Santana FM, et al. Association of Appendicular Lean Mass, and Subcutaneous and Visceral Adipose Tissue With Mortality in Older Brazilians: The São Paulo Ageing & Health Study. J Bone Miner Res. 2019 Mar 13. doi: 10.1002/jbmr.3710.

Peter Francis, P,  et al. Twelve weeks’ progressive resistance training combined with protein supplementation beyond habitual intakes increases upper leg lean tissue mass, muscle strength and extended gait speed in healthy older women. Biogerontology. 2017; 18(6): 881–891. doi: 10.1007/s10522-016-9671-7

https://sbgg.org.br/publicacoes-cientificas/sbgg-atual/sbgg-artigos-n-17/sarcopenia-em-idosos-brasileiros/

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados