Como o estresse afeta a nossa saúde?
O estresse é uma forma de defesa do nosso organismo. Situações de perigo desencadeiam uma reação imediata do corpo, que libera mais adrenalina (hormônio que acelera o coração) e cortisol (substância que eleva a pressão e dá energia aos músculos). Essa habilidade foi fundamental na época dos nossos ancestrais, que quando estavam em risco de vida, precisavam se defender para poder sobreviver.
Hoje em dia, infelizmente, essa palavra virou sinônimo de epidemia. É assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o estresse, que atinge cerca de 90% da população mundial. Só aqui no Brasil, 30% apresentam níveis elevados do problema. Casos mais crônicos deixam em um estado de tensão permanente. Essa situação deixa o nosso organismo desequilibrado, propicio a diversos problemas e agravar outros já existentes. Veja abaixo as principais consequências para a nossa saúde:
- Insônia
- Ansiedade
- Irritabilidade
- Cansaço intenso
- Dificuldade para raciocinar
- Ganho de peso
- Dor de cabeça
- Doenças de pele
- Dores musculares
- Problemas gastrointestinais
- Problemas cardíacos
- Queda de cabelo
- Baixa libido
Entre os métodos para relaxar e aliviar a tensão, respirar fundo, fazer exercícios e meditar já foram cientificamente comprovados. Ansiolíticos naturais também são uma alternativa. Aqui na HealthLine, o Relax é um suplemento com propriedades relaxantes que auxiliam o sistema nervoso a combater os principais sintomas do estresse. O principal ativo é o Lactium, um biopeptídeo isolado da caseína do leite. Desenvolvido a partir de estudo com lactentes, cientistas observaram que, logo após a amamentação, os bebês apresentavam um estado evidente de relaxamento. Cada cápsula de Relax conta com 150mg de Lactium.
O suplemento ainda conta com 100% da IDR (ingestão diária recomendada) de vitamina A na forma de betacaroteno e é livre de glúten, açúcar, corantes artificiais, conservantes e materiais geneticamente modificados.
É importante ressaltar que, a partir do momento que o estresse prejudicar o seu bem-estar, é bom procurar ajuda médica. Cuide-se!