A quimioterapia e radioterapia e seus efeitos na pele
Quimioterapia e radioterapia no tratamento oncológico
Os pacientes oncológicos são submetidos a diversos tratamentos , que auxiliam no combate à doença mas também são agressivos para o organismo.
Dependendo da condição da doença, a quimioterapia e a radioterapia são um dos principais meios de tratamento, já que atuam de forma eficaz nas células afetadas . Porém alguns efeitos colaterais indesejáveis podem surgir, entre eles as dermatites e mucosites.
Dermatite e mucosite como efeito colateral do tratamento oncológico
Sintomas como dermatite e mucosite são efeitos colaterais muito comuns em pacientes no tratamento oncológico, pois como as células das mucosas e da pele tem como característica serem proliferativas, podem sofrer grande impacto com esse tratamento.
As dermatites costumam ocorrer em diversos locais do corpo, e é considerada um efeito adverso cutâneo do tratamento oncológico. Neste caso, a pele pode apresentar ressecamento, coceira, vermelhidão, rachadura e muita sensibilidade.
A mucosite, por sua vez, também é um efeito colateral bastante comum nos pacientes. A doença é caracterizada por inflamações na mucosa oral ou do trato gastrointestinal, causando feridas e lesões que surgem na boca e na garganta, que podem causar dor e desconforto ao se alimentar. A mucosite pode se apresentar em diferentes graus, de quadros mais leves a mais graves.
Glutamina como aliada no tratamento
Além dos medicamentos utilizados na quimioterapia e radioterapia, o médico responsável pelo tratamento também pode aderir a outros medicamentos, chamados de terapia de suporte, que servem para aliviar os efeitos colaterais da medicação e até mesmo inibir e controlar o surgimento de efeitos adversos.
O nosso corpo produz a glutamina naturalmente, porém em situações de estresse do organismo, essa demanda pode não ser atendida de forma adequada para o restabelecimento de suas funções. A glutamina é um dos aliados na terapia de suporte no tratamento oncológico, pois atua no restabelecimento das mucosas intestinais, auxilia no fortalecimento da imunidade diminuindo o risco de infecções, sendo também um reforço para diminuição do estresse oxidativo causado pela medicação utilizada nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
É imprescindível consultar a opinião do seu médico, somente ele poderá indicar a melhor forma de adequar a suplementação com glutamina para as suas necessidades.
Glutamina Healthline
Para garantir que você tenha acesso a melhor e a mais eficaz glutamina do mercado, a HealthLine apresenta um suplemento a base de L-Glutamina 100% pura, que preserva a integridade da barreira intestinal, melhorando com isso a absorção de nutrientes, contribuindo para a nutrição enteral e oral, imunonutrição pré-cirúrgica e melhoria de processos disabsortivos intestinais.
Características do produto e indicação:
- Tecnologia alemã Creapure .
- Melhora sistema imunológico.
- Favorece o anabolismo muscular.
- Preserva a integridade da barreira intestinal.
- Processos de recuperação de estresse fisiológico.
- Isento de corantes e conservantes artificiais.
- Livre de Glúten, açúcar e lactose.
- Embalagens com sachês individuais.