A L-Glutamina é um aminoácido da classe dos não essenciais mais abundantes no organismo, sendo utilizada como fonte de energia por diversos tecidos, principalmente o muscular e células intestinais. Por conta disso, é uma ótima opção de suplemento para praticantes de atividades físicas, auxilia no aumento das reservas de glicogênio, evitando que o organismo queime a massa magra para gerar…
Cada vez mais, a ciência vem mostrando que a flora intestinal, grupo formado por trilhões de bactérias que vivem no trato gastrointestinal, tem papel de destaque não só no funcionamento do intestino, mas também no equilíbrio da imunidade, no processo de defesa do corpo e com outros órgãos como fígado, cérebro e a pele, influenciando no bem-estar do organismo como…
O ômega 3 representa uma família de ácidos graxos, composto principalmente pelo ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Como não é produzido naturalmente pelo corpo, ele pode ser encontrado tanto no consumo de peixes, como salmão, atum, sardinha e bacalhau e de sementes, como chia e linhaça quanto na forma de suplementos, em óleo ou em cápsulas. …
Chegar a terceira idade com qualidade de vida é o sonho de qualquer pessoa. Ter a capacidade de realizar atividades do dia a dia é fundamental para o bem-estar. No entanto, uma das principais ameaças para uma vida independente é a sarcopenia, que nada mais é do que a perda progressiva de massa muscular no corpo. O termo, derivado do…
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) têm sido amplamente utilizados na prática clínica e no meio esportivo em razão de seu papel no fornecimento rápido de energia e na prevenção da fadiga muscular em exercícios de baixo a moderado impacto. Os BCAA englobam os aminoácidos valina, leucina e isoleucina, que não são catabolizados no fígado e são responsáveis por 50%…
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) têm sido amplamente utilizados na prática clínica e no meio esportivo em razão de seu papel no fornecimento rápido de energia e na prevenção da fadiga muscular. Os BCAA não são catabolizados no fígado e são responsáveis por 50% dos aminoácidos essenciais presentes nos alimentos e 35% do total de aminoácidos essenciais presentes nas…
A dor muscular de início tardio (DOMS, em inglês) é caracterizada por um tipo de desconforto que ocorre entre 24 e 48 horas após o exercício, podendo variar desde uma ligeira sensibilidade e rigidez muscular até a restrição dos movimentos em função da dor. Entre os principais tratamentos utilizados para amenizá-la está o uso de suplementos alimentares, sobretudo, de aminoácidos…
Com aumento da expectativa de vida, é cada vez mais importante investir em estratégias que melhorem a composição corporal dos idosos mediante alimentação, exercícios físicos e com suplementos, quando necessário. Entre os recursos ergogênicos mais utilizados, a creatina é formada a partir dos aminoácidos arginina, metionina e glicina e, ao penetrar no músculo, reestabelece a síntese de ATP através do…
Embora a expectativa de vida tenha aumentado consideravelmente, o envelhecimento traz consigo alterações fisiológicas e corporais que limitam o indivíduo e afetam sua qualidade de vida. Dentre essas modificações, destacam-se perdas na massa magra, aumento da adiposidade, redução da força e da potência muscular e queda entre 20% a 30% da água corporal total. Além dos programas de treinamento resistido,…
A prática de exercícios adquiriu nova dimensão à medida que aumentou a procura pela modelação corporal, além dos benefícios associados ao exercício, como melhora do perfil lipídico, diminuição da incidência de doenças crônicas e manutenção do peso corporal estarem mais difundidos. A fim de melhorar a performance física, recursos ergogênicos, além de aumentar a resistência, também, interferem no desempenho do…